Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Culturas Arvenses
Duração
200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregados há mais de um ano ou escolaridade inferior ao ensino secundário.

Objectivo Geral

Os formandos no final da formação deverão ser capazes de reconhecer e identificar os processos e conceitos associados aos seguintes temas: Enquadramento das culturas arvenses nomeadamente em produção biológico; Cultura de prados, pastagens e forragens. Identificar pragas, infestantes, acidentes; Maneio animal e manutenção de espaços florestais; Proteção ambiental, tratamento e elimininação de efluentes e resíduos da exploração.

Objectivos Específicos

Identificar as principais espécies e variedades de culturas arvenses. Reconhecer os sistemas culturais de culturas arvenses. Identificar as práticas culturais utilizadas nas culturas arvenses, de acordo com o objetivo de produção. Identificar as práticas agrícolas adequadas à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade. Identificar a legislação aplicável às culturas arvenses e as principais normas de segurança alimentar.
Identificar as técnicas e operações culturais das culturas arvenses em Modo de Produção Biológico. Executar as operações culturais inerentes à instalação, condução e manutenção e colheita das culturas arvenses em Modo de Produção Biológico. Identificar as normas relativas ao controlo, certificação e rotulagem dos produtos. Efectuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de prados, pastagens e forragens, segundo os princípios da Proteção Integrada, de acordo com o destino da produção.Identificar as exigências culturais e as necessidades nutritivas e hídricas das plantas e culturas. Caracterizar as práticas de fertilização. Reconhecer os principais riscos e inimigos das plantas e culturas. Caracterizar os vários processos de controlo, as estratégias e as medidas de prevenção, segundo os princípios da proteção e da produção integrada. Identificar os princípios determinantes para o estabelecimento de uma rotação cultural. Identificar as principais operações ligadas à atividade pecuária e florestal. Executar operações simples de alimentação, higiene e maneio animal. Executar operações simples de manutenção e limpeza de espaços florestais. Identificar as máquinas e os equipamentos utilizados nas atividades. Efectuar o cálculo de áreas no dimensionamento dos terrenos. Proceder a operações expeditas de alinhamentos e de nivelamento. Registar os dados relativos às operações efetuadas e aos consumos, tendo em vista o controlo dos elementos técnicos e a rastreabilidade. Identificar os princípios gerais de proteção e melhoria do ambiente. Identificar os principais agentes de poluição criada pelas explorações agrícolas. Reconhecer a legislação relativa à proteção do ambiente e à produção e tratamento dos efluentes e resíduos nas explorações agrícolas. Aplicar as técnicas de tratamento e eliminação dos efluentes e resíduos de uma exploração agrícola. Identificar os principais riscos e as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, no tratamento e eliminação de efluentes e resíduos da exploração.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

3018; 6298; 6294; 2863; 2922; 2920; 6279